Banco do Nordeste

Cartão BNB Financiamento

Projeto finalista do Banco do Nordeste


Responsáveis pelo projeto: Elmo Luiz Machado Sette Junior, analista sênior (Apresentação na Abecs: Elmo Luiz Machado Sette Junior, analista sênior )

Equipe do projeto: Equipe da coordenação: Elmo Luiz Machado Sette Junior; Edilson da Silva Medeiros; Expedito Filho Rebouça Tome Praciano; Lorenna Maia Fernandes; Poliano Sombra Lourenço; Equipe da TI: Luiz Teixeira Palácio Neto; Francisco Vinicius da Silva Junior; Leonardo Kemps Bittencourt da Silva; Leonardo Ayres de Morais e Silva; Clodoaldo da Silva Gouveia Júnior.

Descrição do Projeto: O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) foi criado em 1988, como instrumento de política pública federal que objetiva contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Nordeste, sendo operacionalizado exclusivamente pelo Banco do Nordeste. Provido de recursos federais, o FNE financia investimentos de longo prazo e, complementarmente, capital de giro ou custeio. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

Como forma de agilizar o processo de financiamento, foi criado o Cartão FNE que é um meio eletrônico utilizado na contratação e desembolso de operações de financiamento com recursos deste fundo, que, utilizando o meio físico (a própria loja) ou virtual (mediante portal na Internet), possibilita a aquisição pelo cliente de bens novos (veículos, móveis, utensílios, máquinas e equipamentos) e produtos (matéria prima e insumos para a indústria, insumos utilizados por empresas turísticas e de prestação de serviços e mercadorias destinadas à constituição de estoques de empresas comerciantes).

O Cartão FNE foi lançado em março de 2016, para atender o público constituído por micro e pequenas empresas do Nordeste, Norte de Minas Gerais e Oeste do Espírito Santo interessadas em acessar as linhas de crédito do FNE de forma mais ágil. Atualmente, o Cartão FNE financia empresas de todos os portes.

O limite de crédito do Cartão FNE é de até R$ 1.0000.000,00, dividido em dois sublimites: operações de investimento e operações de capital de giro-insumos.

O Cartão FNE permite, com base em uma linha de crédito rotativa e com limite pré-aprovado, que sejam realizados financiamentos no âmbito das linhas de longo prazo para investimento e curto prazo para capital de giro. Os clientes podem parcelar as compras em até 72 meses (no momento da compra) e contam com encargos subsidiados do FNE, além de bônus de adimplência de 15% sobre os encargos do FNE em caso de pagamento das parcelas do crédito até a data do seu vencimento. Por se tratar de uma linha rotativa de crédito, o limite de crédito do cliente é recomposto automaticamente no mesmo valor dos reembolsos efetuados.

Quatro credenciadoras estão habilitadas para transacionar com o Cartão FNE (Cielo, Rede, Getnet, Global Payments), contribuindo para maior capilaridade no atendimento.

Por tais características o Cartão FNE é um instrumento para viabilizar a sustentabilidade social na oferta do crédito e no seu uso consciente, proporcionando maior comodidade e rapidez para o cliente, no financiamento das suas necessidades de crédito para investimento e capital de giro-insumos.

A apresentação do case foi realizada no dia 20.09.2016

Página de HTML