Notícias

Paraisópolis ganha cartão de crédito exclusivo para a comunidade

por Notícias às 11:20 de 18/09/2015 em Mercado de Cartões

Fonte: Extra Online

A comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, vai ganhar um cartão de crédito próprio. Chamado de Nova Paraisópolis, o cartão foi apresentado aos moradores da maior favela da capital paulista no início da semana, mas deve começar a funcionar em outubro. Com o cartão, os moradores terão descontos em compras feitas no comércio do bairro e poderão participar de cursos de educação financeira. Parte do dinheiro movimentado com o Nova Paraisópolis será revertida para projetos sociais.

A novidade foi possível graças a uma parceria entre a operadora de cartão de crédito mineira Mais Fácil e a União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis (UMCP). A empresa começou a atuar no ramo em 2008, criando um cartão de crédito para clientes de uma rede de supermercados no sul de Minas Gerais. Hoje, são 50 mil clientes, segundo Pablo Pires, diretor da Mais Fácil.

- Há mais ou menos dois anos começamos a estudar alternativas para expandir nosso negócio. E aí pensamos: por que não levar o cartão de crédito para uma comunidade? - diz Pires.

O projeto foi inspirado em experiências de microcrédito e moedas locais. A organização da comunidade de Paraisópolis foi levada em consideração para que o bairro fosse escolhido. Segundo Pires, foram definidos quatro pilares: fortalecer a união de moradores; gerar verba para os projetos sociais da comunidade; estimular o comércio local e dar acesso a crédito para moradores.

- Muita gente na comunidade não tem crédito nem conta no banco, o que acaba atrapalhando nas compras. Além de estimular o crédito, a gente espera que o Nova Paraisópolis estimule o comércio local, ajude a área social e contribua na geração de emprego - opina Gilson Rodrigues, presidente da UMPC.

Segundo Gilson, o cartão próprio é mais uma iniciativa que contribui com a melhora da auto-estima dos moradores da comunidade e ajuda a diminuir o preconceito de quem vive em outros bairros de São Paulo. Palco da novela das 19h da TV Globo, "I love Paraisópolis", a comunidade também discute a criação de uma moeda própria.

- Antes as pessoas davam o nome de outros bairros porque tinham vergonha de falar que moravam em Paraisópolis. Hoje as pessoas estão aprendendo a amar Paraisópolis. A gente quer ser o maior bairro de São Paulo, não mais a maior favela.

Para receber o cartão de crédito, o morador precisa se inscrever e passar por análise de crédito. Taxas e formas de pagamento ainda não foram definidas, segundo a Mais Fácil. O cartão é da bandeira Cabal, que é aceita em boa parte das maquininhas de cartão, como a Cielo e a Rede.

A Mais Fácil espera ter de 5 mil a 10 mil adesões em Paraisópolis até outubro do ano que vem. Se a iniciativa funcionar bem na comunidade, poderá ser levada para outros bairros de baixa renda.