Certificação de Processos

Certificação de Processos Abecs

Com o intuito de fomentar o cumprimento da Autorregulação da Abecs, foi criada a certificação de processos de cumprimento da Abecs, sendo que o normativo que estipula as regras gerais do processo de concessão da certificação é o Normativo 001.

A análise de certificação consiste na verificação de existência e efetividade de processos que objetivem o cumprimento da Autorregulação da Abecs, sendo que tal análise é conduzida por auditoria externa (Lista de Auditorias autorizadas pela Abecs) e, posteriormente, submetida para aprovação pelo Conselho de Ética e Autorregulação da Abecs.

Todas as obrigações contidas na Autorregulação da Abecs são passíveis de terem seus processos certificados pela Abecs. Para dar início ao presente programa de certificação de processos, a Abecs focou nos processos referentes aos Normativos abaixo listados por meio da publicação de 4 (quatro) Circulares (Circular 1, Circular 2, Circular 3 e Circular 4). Cada uma das circulares detalha os requisitos específicos do Normativo a ela ligado, sendo que a auditoria escolhida pelo Associado deverá observar tais requisitos específicos para elaboração do relatório a ser submetido para o Conselho de Ética e Autorregulação da Abecs:

A Gerência de Autorregulação e Compliance, responsável pelo programa de certificação de processos, o que inclui a discussão conjunta com o Comitê de Melhores Práticas de futuras Circulares e a constante divulgação das Associadas que obtiverem as certificações, poderá sanar eventuais questionamentos dos Associados que tiverem interesse em ter seus processos certificados.