Metodologia

Indicadores do Mercado de Cartões - Metodologia

O Monitor Abecs é um resumo mensal dos valores transacionados e do número de transações mensais com cartões nas modalidades crédito e débito, entre outras informações. Os dados são apresentados em duas visões:

(i) Gastos de brasileiros: referentes às transações de brasileiros dentro e fora do Brasil.

Com base em dados divulgados pelo Banco Central sobre valores transacionados por brasileiros no exterior e de estrangeiros no País utilizando-se cartão de crédito, é possível calcular o valor e o número de transações de brasileiros, que são apresentados no monitor consolidado na visão Gastos de brasileiros.

(ii) Gastos no Brasil: referentes às transações efetuadas no Brasil, incluindo transações de estrangeiros.

O Monitor faz parte do Sistema de Informações da Abecs e apresenta o consolidado de dados provenientes das empresas credenciadoras: Banco Bankpar, Banrisul Cartões, Santander Getnet, Cielo, Hiper e Rede.

OBS: Desde janeiro de 2015, as séries do Monitor Abecs passaram a incorporar dados do Banco Banrisul S/A.

Cartões de crédito

Os dados sobre cartões de crédito abordados pela Abecs no Monitor são das bandeiras: American Express, Diners, Elo, MasterCard, Visa e Hiper, entre outras.

Cartões de Débito

No Monitor, são considerados os cartões de débito que dão acesso direto a contas bancárias (corrente, poupança, etc.) e que possuem as bandeiras American Express (somente débito), Banricompras, Elo, MasterCard e Visa.

Periodicidade de Indicadores

As informações de número de transações e valores transacionados são atualizadas trimestralmente com os dados mensais fornecidos pelas credenciadoras. Nessa atualização, são divulgados os valores de fechamento do mercado dos três meses anteriores.

Outras informações

O percentual de variação é calculado para cada indicador tomando como referência o mesmo período do ano anterior. Para efeito de contabilização, o pagamento parcelado é considerado como uma única transação, no mês em que ela ocorre.

Os dados divulgados não incluem os cartões pré-pagos (benefícios) nem saques em ATM ou rede bancária.

Monitor Abecs Segmentado

O Monitor Abecs Segmentado apresenta dados mensais referentes a transações em estabelecimentos brasileiros (realizados por consumidores brasileiros ou estrangeiros) com cartões de crédito e débito, divididos por segmentos, como regiões do Brasil, ramos de atividade do estabelecimento e formas de pagamento (à vista e parcelada).

Monitor ABECS Ampliado

Além das informações trimestrais, a Abecs apresenta em suas divulgações à imprensa o balanço semestral, com outros dados pertinentes ao setor, como taxa média de desconto, transações não presencias (principalmente e-commerce), quantidade de terminais de captura e programas de recompensa, entre outros.

A composição dessa base é formada por dados fornecidos pelas credenciadoras Banco Bankpar, Banrisul Cartões, Santander Getnet, Cielo, Hiper e Rede, bem como pelos emissores Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Citibank, Itaú, HSBC, Banco PAN e Banco Santander.